Páginas

Midia Play

Radio Playlist: Solouvor.net

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Movimento dos Sem Terra

Refletindo sobre a Inclusão...

Inclusão é o oposto de exclusão; portanto, para entendermos o que é inclusão, é necessário reconhecermos a exclusão. Excluído é um indivíduo sem acesso a algo que lhe seria devido, por isso podemos identificar os excluídos da escola, os excluídos de casa (ou sem-teto), os excluídos de terra (os sem-terra), enfim, são vários os tipos de exclusão existentes em nossa sociedade. Também são vários os movimentos de pessoas excluídas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um dos mais conhecidos.
Assim, a inclusão é uma ideia que tem como conteúdo outra ideia, a de democracia. A inclusão anda junto com a democratização da sociedade, em outras palavras, incluir significa democratizar o acesso a bens e serviços que garantiriam a todos uma vida de direitos, uma vida digna. Inclusão e democracia significam a socialização dos bens materiais (alimentos, moradia, vestuário), serviços (de saúde, de cultura e de educação) e não apenas o direito ao voto e à liberdade de expressão.

A inclusão não significa simplesmente inserir uma pessoa na sua comunidade, na escola, no mundo do trabalho ou nos espaços de saúde e de lazer de seu município, mas promover o pertencimento das pessoas nesses diferentes espaços para que elas se sintam parte da sociedade e exercitem seus direitos e deveres.
Se a inclusão deve ser entendida como meio de garantia de direitos, a Inclusão Digital pode ser entendida como uma estratégia de garantia dos direitos de todos ao acesso às tecnologias de informação e de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário